CEN - Centro de Endocrinologia de Natal //

Tudo começou em 1968, quando, após concluir sua especialização em Endocrinologia, Metabologia e Medicina Nuclear, no Hospital das Clinicas da USP e no Hospital Del Salvador na Universidade do Chile, a Dra Maria Lúcia voltava a Natal, decidida a implantar um serviço de Endocrinologia. Prestou concurso para o cargo de Professora da Disciplina de Endocrinologia na UFRN, onde lecionou até completar seu tempo de aposentadoria, ao mesmo tempo em que exercia a especialidade em seu consultório. Em 1984, após uma reciclagem em Nápoles, Itália, e com o avanço da especialidade, afiançada pela qualidade e confiabilidade do seu trabalho, a Dra Maria Lúcia decidiu ampliar seu consultório. Para tal, decidiu concluir o curso de Medicina Nuclear no Serviço de Endocrinologia e Medicina Nuclear do CERPE, em Recife, e adquiriu o título de capacitação para trabalhar em Medicina Nuclear in VIVO. No Cerpe, teve oportunidade de obter os minuciosos conhecimentos para a realização dos testes hormonais, na época muito complicados, pela grande carência em equipamentos apropriados bem como materiais necessários para tal e, em 1992, concluído todo esse processo preparatório, deu o passo seguinte. Nasceu então o CEN, Centro de Endocrinologia de Natal, com um Laboratório próprio, onde podia acompanhar de perto a realização e interpretação dos exames. Sua Filha, Lucia Helena, desde o início, ainda estudante de Medicina, colaborou na área administrativa e operacional e seu esposo, Getúlio, na área financeira e organizacional.

Em 1998, a Dra Lucia Helena e seu esposo, Josivan, após concluírem a especialização em Nottingham, na Inglaterra, integraram-se definitivamente ao CEN, ampliando a equipe. Prestaram também concurso para a UFRN, onde lecionam na disciplina de Endocrinologia e coordenam a residência médica da especialidade até hoje. Essa convivência com o ambiente Universitário possibilitou a incorporação ao quadro do CEN, de vários colegas, ex-alunos, especialistas de competência confirmada, abrilhatando ainda mais o quadro de profissionais. Alem dos Endocrinologistas, hoje totalizando 15 especialistas da área, é importante ressaltar a competência e dedicação da Dra Elineide, bioquímica que foi uma das primeiras a integrar o seleto quadro funcional, hoje composto por 5 bioquímicos chefiados por ela e 50 funcionários entre atendentes, pessoal administrativo,técnicos de laboratório e auxiliares de serviços gerais.

O Cen,dispõe de pessoal altamente capacitado, tecnologia de última geração e observa rigorosamente as técnicas indicadas pela OMS. Realiza testes hormonais com assistência médica, utilizando o método da Quimioluminescência, tecnologia empregada nos mais avançados centros de referência no mundo. Realiza reuniões semanais com a equipe médica, com a participação efetiva dos Residentes da Disciplina de Endocrinologia da UFRN, para estudos, discussão de casos clínicos, preparação de trabalhos para apresentação em congressos no Brasil e no exterior, em um ambiente de constante aprimoramento científico e difusão de conhecimentos. É REALMENTE UM CENTRO DE REFERÊNCIA NA ESPECIALIDADE.

Para a Dra Maria Lucia, ver o CEN completar 20 anos, é motivo de muita satisfação, pois esse sucesso é o resultado de muito trabalho e muito esforço, sempre balizados pela ética e pelo respeito aos colegas e clientes.